Terceirizar ou Contratar: Marketing – 041 Agência Criativa

Terceirizar ou Contratar: Marketing

Data: 19/04/2019

Dicas

Por algum tempo, mínimo que seja, os empresários não davam muita importância ao Marketing. Hoje a história é outra, e para as empresas crescerem, aumentando a autoridade de suas marcas, conquistando a confiança do público e novos clientes, elas sabem que precisam de um time dedica. Caso contrário, a falência é certeira.

            Dada a devida importância ao Marketing, os empresários enfrentam mais uma das barreiras para o sucesso…  Encontrar bons profissionais, que saibam como agir e atuar tanto na internet quanto em mídias físicas. Devem ser profissionais que caibam na folha de pagamento, ao mesmo tempo que sejam eficientes, criativos e consigam de fato solucionar problemas e ampliar o nome da marca, vendendo produtos e serviços.

            Como podemos ver, o Marketing é muito amplo e apresenta inúmeras estratégias de atuação. Por conta disso, o empresário deve saber escolher e trabalhar junto com o time para desenvolver as estratégias assertivas. Nesse momento, encontra-se uma grande encruzilhada, contratar todo um time que faça parte da sua empresa, ou terceirizar esse setor? E hoje vamos debater esta questão, vendo os prós e contras.

CONTRATANDO UM TIME INTERNO

Pontos Positivos

Em um primeiro momento, a resposta para esta questão pode ser clara. Montar um time interno, contratado para trabalhar pela empresa, traz diversos benefícios. O primeiro de todos é a flexibilidade para mudanças e a rapidez no serviço. Como o profissional do Marketing é o seu próprio funcionário, você conquista uma maior autonomia neste setor, podendo fazer parte das montagens da estratégia e estar propício a mudanças rápidas e necessárias.

Portanto, os problemas e falhas que surgirem no caminho podem ser contornadas com rapidez e autonomia, poupando um tempo que pode fazer total diferença no resultado final. E o relativo tempo que sobrar será usado para implementar, com igual rapidez, novas estratégias.

            Outro fator muito importante para uma equipe interna, é que, por serem seus funcionários, a dedicação deles será as 40 horas semanais. Ou seja, o comprometimento deles é apenas com a sua empresa. Por conta disso, seu time de marketing estará completamente sintonizado com você.

            Por último, mas não menos importante. Temos a questão da folha de pagamento. O empresário terá um maior controle com os gastos de suas campanhas de marketing, sabendo todos os tramites do investimento. Todos estes pontos positivos parecem ser o suficiente para você conseguir decidir. Mas a realidade é que os pontos negativos também devem ser ressaltados, pois serão eles que vão botar tudo a perder, se não forem analisados.

Pontos Negativos:

            Ao mesmo tempo que um time contratado vai ajudá-lo a ter um maior controle e visibilidade sobre os gastos das campanhas e dos serviços, pode se tornar um problema na lista de pagamento. Isso porque o custo de contratar uma equipe interna de marketing tem um valor alta. Será um salário que você pagará para cada integrante, além dos benefícios e impostos.

            Aquele valor que você pode ganhar tendo maior controle sobre seu investimento, pode não significar nada de o custo da equipe deixar o saldo negativo.

            Não bastando, apesar de haver muitos profissionais no marketing, há uma grande dificuldade de encontrar pessoas qualificadas e bons profissionais. Que atendam a todas as suas expectativas e façam um trabalho que não apenas cumpram o serviço, como te surpreendam. Ou seja, antes de contratar uma equipe interna, é muito importante colocar os gastos e a qualidade do profissional na ponta do lápis.

CONTRATANDO UMA EQUIPE TERCEIRIZADA

Pontos Positivos:

Muito dos problemas que uma equipe interna pode gerar, a terceirização busca suprimir. A primeira, e talvez a mais relevante, é a qualidade dos profissionais que trabalham nesse meio. Que são, em sua grande maioria, bem qualificados. Não é por mera especialização, tem muito a ver também com a experiência e a prática. 

Ao mesmo tempo que uma agência não se compromete 100% com vocês, ou seja, não trabalha apenas para sua empresa, ela ganha na experiência de trabalhar em outros meios, com outras empresas e clientes, sabendo na prática, muitas das estratégias que fazem sucesso e as falhas que devem ser levadas em considerações e contornadas.

A partir de um conhecimento muito maior do mercado, por trabalhar em diversões segmentos e conforme os clientes, as ferramentas do serviço tornam-se mais produtivas e os atalhos mais visíveis. Por conta disto, a agência, com um time de profissionais qualificadas, fará que seu projeto seja mais criativo, assertivo e produtivo. Trazendo conquistas mais rápidas e surpreendendo você e sua empresa.

Não bastando, outro problema também é solucionado ao terceirizar o marketing da sua empresa. Estamos falando da questão financeira. Diferente de ter que pagar salários, benefícios e impostos, contratando uma agência, você se livrará destas questões, optando por firmas contratos com tempos delimitados, em que terá um custo menor dos funcionários. Você também terá uma autonomia de escolha, podendo escolher pontualmente os serviços que necessita, sem precisar pagar todo mês pelo trabalho.

Pontos Negativos

Claro que nem tudo são flores. Ganhando-se de um lado, perde-se de outro. Como foi dito anteriormente, uma agência terceirizada não poderá trabalhar inteiramente para uma empresa – em outras palavras, o comprometimento é menor do que uma equipe interna. Por conta disto, projetos e trabalhos que requerem uma urgência maior, são pouco flexíveis à agência, que precisa cuidar também de outros clientes.

Alguns problemas na questão financeira também surgem. Pois, como você contrata uma agência através de um contrato, o investimento é transferido para a própria agência. E ela terá o controle dos gastos, dificultando uma maior visibilidade sobre eles. O que vai requerer uma maior confiança pela agência contratada.

A 041 E A NOVA FORMA DE TRABALHAR TERCERIZADO

Para evoluir é sempre necessário analisar os pontos negativos e buscar alternativas para melhorar. Aprender com os erros e as falhas é essencial para tornar nossa marca única. E é o primeiro passo para desenvolver uma nova forma de trabalhar terceirizado. A 041 nasceu com isso em mente. Somos uma agência que atende diversos clientes, e sabemos da dificuldade do comprometimento e da questão financeira.

Por conta disso, colocamos como nossa prioridade aumentar a relação com os nossos clientes, criando laços para aumentar o comprometimento com as empresas e vestindo a camisa dela. Propomos desenvolver juntos – porque sabemos que cada uma tem suas particularidades – técnicas e ferramentas para aumentar o comprometimento com a empresa. Buscamos alternativas que se resumem em uma ótima estratégia para atender a todas as demandas do cliente, desde projetos grandes aos trabalhos urgentes.

Também nos comprometemos a trazer maior visibilidade com os gastos e recursos dos nossos clientes, buscando claro, nossa própria autonomia para trabalharmos da forma que achamos necessário.

Nossos esforços têm resultados. São as qualidades de uma equipe interna com a experiência de uma agência!

041 Agência Criativa © 2020 - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: nós mesmos