Organize seu dia: um sistema eficiente de verdade – 041 Agência Criativa

Organize seu dia: um sistema eficiente de verdade

Data: 11/01/2019

Dicas Organização Pessoal

          De uma hora para outra você se vê completamente sobrecarregado. Ao perceber que está atolado em trabalhos, reuniões, projetos e atividades, você pode chegar a pensar que não vai dar conta. Então sua vida começa a sair dos eixos e sua rotina fica toda bagunçada. O desânimo chega sem bater na porta e, quando você percebe a situação, tudo vira uma bola de neve que aumenta a cada dia, desorganizando cada vez mais a sua vida.

          Se você se identificou, eu tenho uma boa notícia. O malabarismo diário que você faz entre trabalho, lazer e responsabilidades tem uma solução. Uma que você já sabe: organização. A questão que assombra muitas pessoas, contudo, é as ferramentas, as fórmulas e os meios necessários para você organizar a sua vida. Pois, como sabemos, fazer isso não é um trabalho fácil.              Mas acrescento, desde já, que não há uma fórmula geral para você conseguir organizar sua rotina e aumentar a produtividade do seu dia. Por isso organizamos uma série de dicas e ferramentas úteis para você começar por algum lugar. Digamos, para dar algum norte para sua bússola diária. Para aumentar a produtividade do seu dia.

          A primeira de todas é: use seu celular. Sei que pode parecer uma dica contraditória, afinal, em muitos casos o celular, com todas as suas redes sociais e mensagens que chegam a todo momento te lembrando de algo que deveria ter feito, podem te distrair. Mas a verdade é que ele também pode ser uma peça fundamental na sua organização. Com os aplicativos certos e a sua dedicação você vai conseguir uma organização confortável para o seu dia.                 Além de conseguir fazer tudo o que precisava fazer, poderá ter um tempinho para ficar com a família, brincar com seus filhos, almoçar com amigos, não se preocupar com trabalho nos momentos de descanso e até tirar uma soneca. Vamos aos aplicativos  !

Google Agenda

          Esse aplicativo pode ser um dos pilares da sua organização e um dos mais completos que você vai encontrar. Quando você abrir o Google Agenda vai se deparar com um calendário todo em branco, esperando para ser preenchido com suas atividades e afazeres do mês. Temos três categorias de marcação. Temos o Lembrete, que é básico de todos. Em seguida o Evento, para marcar, criar ou estar atento para os eventos de família, amigos e de lazer. E por último o principal: metas!

          Atenção especial ao sistema de metas, que vai facilitar a organização do seu dia em fazer atividades que antes você não estava achando tempo disponível no malabarismo da sua vida. A partir desses sistema, você pode iniciar um hobby, praticar atividades físicas, introduzir leituras diárias, passar mais tempo com a famílias, com seus filhos e até com seus animais de estimação.

          O intuito das metas é fazê-lo fazer aquilo que sempre quis, mas que nunca conseguiu achar um tempinho disponível. E o próprio Google Agenda programa tudo para você, basta escolher a frequência, o período e a quantidade de hora dedicada. E caso não goste da programação do aplicativo, basta você alterar da sua forma. Outro ponto positivo do aplicativo é que ele pode ser acessado no computador, facilitando na hora que for se organizar.

Trello

          Agora falaremos dos seus projetos e planejamentos! O aplicativo Trello, igual ao Google Agenda, também pode ser acessado pelo computador. Contudo, sua dinâmica é diferente do anterior. Ele basicamente é um mural online, onde você, através de vários cartões, organiza viagens, projetos e atividades que podem demandar mais tempo e uma organização constante, inclusive da sua própria empresa. A partir dos cartões você pode organizar listas, anexar documentos, fotos e por aí em diante. Você pode colocar prazos de entrega, adicionar etiquetas coloridas e marcadores, podendo adicionar comentários em cada um dos cartões.

          O mais incrível do Trello é que você tem um poder de organizar à sua maneira muito maior que outros aplicativos. A ideia é que você construa sua própria forma de organizar viagens com a família, atividades com seus filhos ou até toda a organização da sua empresa. Isso porque não é apenas um mural online, mas um mural colaborativo, em que, ao adicionar pessoas nele, cada um pode ver a atividade do outro, criar, comentar, preencher os prazos e listas.

Auxiliador de Memória

          Esse é o aplicativo mais simples de todos, mas sua praticidade ganha de todos os outros. O Auxiliador de Memória é aquele dos lembretes cotidianos, das mensagens que devem ser lembradas. É bem básico, você escreve um bilhete, adiciona hora e data como bem entender. Pronto. Anote datas de reuniões, encontros e atividades do trabalho.

Mas o grande trunfo do aplicativo é que ele fica sempre ativado como uma aba aberta. Então, no momento que você tenta tirar aquelas inúmeras mensagens e atualizações do celular, esse é o único que fica, forçando você a sempre estar consultando seu lembretes e a fazê-los.

          Hoje temos aplicativos de organização para todos os lados. Apps para meditar, beber água, estudar. Mas não adianta nada você ter quantos aplicativos for se você não riscar nada da sua lista de afazeres. No final das contas, os apps não passam de ferramentas mais modernas, mas tudo sempre vai depender de você.

Por isso vamos passar mais algumas dicas importantes para você manter sua rotina e de fato conseguir riscar aqueles afazeres da sua lista e conseguir passar mais tempo com sua família sem se preocupar com as coisas do trabalho!

Método Pomodoro

          O método Pomodoro é bem simples. Ele consiste em se focar nas suas atividades por cerca de 25 minutos, tirando 5 minutos de descanso. Claro que esses números não são regras, você terá que achar seu próprio tempo que funcione. Mas com certeza servirá para suas atividades do trabalho e em seus lazeres cotidianos, como ler um livro. Com isso você vai adquirir um foco que o fará riscar cada vez mais sua listinha!

Se exercitar

          Ao se ver perdido na bola de neve que virou sua vida, você sem dúvida já esteve desmotivado e até desanimado para seguir a sua rotina. É aqui que os exercícios entram para mexer com tudo isso. Simples exercícios como alongamento e de respiração podem relaxar o seu estresse, aumentando o seu desempenho e consequentemente a sua produtividade. No momento que você ver aquela pilha de afazeres ficando fina, você com certeza vai se motivar ainda mais.

Separar um tempo para sua organização

          A frase pode ser repetitiva, mas tem um enorme valor e pode ser uma das maiores dicas deste texto. Como já deve ter percebido, uma das peças chaves da organização e que muita gente peca na hora de botar a mão na massa é a de encontrar técnicas e métodos próprios da sua organização.                     Consiste basicamente em tirar um tempinho no dia ou até na semana para você aprimorar sua própria organização. Não adianta nada ter inúmeros aplicativos se você não tem tempo para pensar na sua vida e organizá-la a partir dos aplicativos e listas de afazeres.

          Pensar na sua vida e como você está vivendo ela é essencial, pois esse será o pilar central para a sua organização e para que seu dia a dia seja mais produtivo.

          Pois, no final das contas, há muitos métodos e ferramentas disponíveis para nos organizarmos, mas tudo sempre vai depender de nós. E o melhor meio de se organização não será exatamente o que nós estamos propondo, mas aquele que você pensou a respeito e percebeu que dá certo para você! A melhor resposta de como organizar a sua vida sempre vai vir de você!

041 Agência Criativa © 2020 - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: nós mesmos